jump to navigation

À vontade 31/10/2008

Posted by Carol Patrocinio in Bookmarks.
trackback

Quando você lê os textos da Tati Bernardi, começa a pensar que está sendo seguida: “Como ela sabe tudo isso da minha vida?”. Essa foi a pergunta que eu me fiz quando lia o livro. Aliás, eu poderia ter escrito tudo isso, se tivesse uma narrativa tão leve e gostosa quanto a dela, é claro.

“Tô Com Vontade de uma Coisa que eu não sei o que é” é a obra resultado das minhas histórias, das suas e das histórias de todas as nossas amigas. E a Tati escreveu tudo isso sozinha. É incrível.

Ela abre o livro contando a decepção que teve ao ter seu nível de loucura diagnosticado por um bom psicólogo: nenhum. Ela fala sobre esse lance moderno de ter um amigo para o sexo e da complicação que isso pode se tornar quando os cheiros e gostos começam a fazer falta. Ela fala daquela nossa mania de pensar no fim do namoro quando ele nem começou. Fala sobre ser insegura, sobre se sentir sozinha, sobre não querer que ninguém saiba que a gente sente isso. Ela fala tudo que fica aí, preso na sua cabeça.

Ela também conta de quando foi morar no Rio de Janeiro e se sentiu uma tiete a cada vez que via um famoso. Fala sobre nossa capacidade – imensa, diga-se de passagem – de se auto-sabotar. Explica um pouquinho o mal estar de voltar a ser amiga depois de ter ido pra cama com um cara. E até fala da mania que as meninas têm de mentir sobre o número de caras que já estiveram por lá.

Na verdade, a Tati Bernardi fala sobre amor. Ela sempre deixa o amor, ou a falta dele, ali nas entrelinhas, passando de leve por cada página e cada linha – por que não, a cada palavra? – do texto. O que ela faz é a chamada Literatura Mulherzinha, de que tantas mulheres fogem, ela assume que é mulher, assume o que pensa, que tem fraquezas e que pode ser forte mesmo falando de sentimentos.

O livro é uma reflexão do que todas nós sentimos – santas, saidinhas, virgens ou livres – e gostamos de compartilhar com as amigas. Tati é a sua melhor amiga em potencial, mesmo que apenas nas páginas de um livro.

* Texto publicado originalmente na coluna Bookmarks do iG Jovem.

Anúncios

Comentários»

1. nana - 02/11/2008

ja deu vondade ler o livro ja..heheh

2. fernanda - 03/11/2008

onde eu encontro esse livro para comprar?

3. Luana - 03/11/2008

Qual nome do livro?? Aonde posso encontrar??

4. BI - 04/11/2008

Onde vende esse livro? Quanto custa? Ja deu vontade de ler.

5. liz - 05/11/2008

http://docedezembroeuevoce.blogspot.com/

entreeem , é um otimo blog garanto
obrigada :)

6. giseli - 10/11/2008

Queria deixar a dica de um livro muito bom: Descobrindo Aríete – Um Transe Arriscado, é o primeiro livro da autora, uma aventura divertida e romântica…
Acho que seria muito interessante que vocês dessem uma olhada…
Abração!!!

7. Leidiane Rocha - 13/12/2008

Nossa!!só de eu ler o comentário, já deu vontade de ler(comer)este livro, abraços que todos tenham um ótimo fds.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: